Foro de S. Paulo começa dia 29 de junho, em Brasília, e terá partidos de Daniel Ortega e Nicolás Maduro, além do PT e outras legendas de esquerda
O Foro de São Paulo – entidade fundada por Lula e Fidel Castro em 1990 – irá se reunir presencialmente depois de quatro anos. A data foi divulgada pela organização nesta quinta-feira (8). O evento acontecerá no Hotel San Marco, em Brasília, entre os dias 29 de junho e 2 de julho. A edição anterior do evento aconteceu na Venezuela, em 2019.
Foro de S. Paulo em Brasília – A Programação
O Foro de S. Paulo deverá ter workshops, e palestras promovidas por partidos de esquerda da América Latina. Entre eles, a Frente Sandinista, do ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, e o Partido Socialista Unido da Venezuela, de Nicolás Maduro.
Como o Paradoxo BR mostrou, a primeira reunião do Foro de São Paulo foi realizada entre 1º e 4 de julho de 1990 no hoje extinto hotel Danúbio, na capital paulista, com o nome de Encontro de Partidos e Organizações de Esquerda da América Latina e do Caribe.
Foro de São Paulo – países-membros
Os membros integrantes da organização são atualmente governados por presidentes esquerdistas. Entre eles Argentina, Brasil, Nicarágua, Panamá, México, Venezuela, Cuba, Colômbia, Chile e Bolívia. Já Paraguai, Uruguai, El Salvador, República Dominicana, Equador são administrados por governantes de direita ou centro-direita.