Foro de S. Paulo: as ligações perigosas de Lula e Maduro debatidas no podcast do ex-chanceler Ernesto Araújo
Na última quinta-feira, o ex-chanceler, Ernesto Araújo (o convidado desta terça-feira (6) da Paradoxo BR TV) conversou em seu podcast com Joseph Humire, Diretor Executivo do Center for a Secure and Free Society (SFS) – um dos maiores especialistas da temática de segurança e guerra híbrida na América Latina.
Entre os inúmeros temas discutidos, Humire abordou a nova aliança do Foro de S. Paulo capitaneado por Lula, com a missão de reintegrar a Venezuela como uma democracia na América Latina e no Mundo, com destaque para o envolvimento do bloco com Rússia, China e Irã.
“Nada é mais surpreendente sobre Lula. Aqui nos EUA, acreditavam que Lula seria moderado. Mas na verdade, ele está sendo muito mais radical”, apontou Humire.
“Todos achavam que a Colômbia seria o primeiro país a receber Maduro, mas Lula se antecipou”, lembrou o diretor-executivo do SFS.
Foro de S. Paulo: Lula e Maduro – ligações perigosas
Na conversa com Ernesto Araújo, Joseph Humire elencou os três principais pontos de ação do Foro de S. Paulo, a partir de medidas recentes tomadas pelo ‘presidente’ brasileiro nos setores da Economia, da Política e Militar.
Economia
Humire: “Lula está encarregado de promover a narrativa anti-dólar na América Latina – e no mundo. Ele colocou Dilma na presidência do Banco do Brics e tenta incluir a Venezuela, atacando as sanções econômicas impostas a Maduro.”
Política
Humire: “Lula, ao lado de Petro (Colômbia) e Alberto Fernández (Argentina) – estão fazendo lobby para Maduro. Eles querem reincorporar Venezuela na OEA (Organização dos Estados Americanos), postulando que a Venezuela é uma ‘nova democracia'”.
Militar
Humire: “O “coração” do encontro de Lula foi o âmbito militar. Lembrando que Irã ancorou navios de guerra no Rio de Janeiro. A China também sobrevoou recentemente os espaços aéreos de Venezuela e Colômbia. Maduro tem incrementando suas capacidades militares”.