Flávio Dino teria exigido das autoridades dos EUA a extradição de Allan dos Santos em troca do suspeito de espionagem russo, Governo norte-americano ainda não atendeu à solicitação
O governo Lula, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, teria solicitado aos Estados Unidos a extradição do jornalista Allan dos Santos em troca do russo Sergei Cherkasov, preso por usar um documento falso ao tentar entrar na Holanda em 2022 como Viktor Muller Ferreira. Cherkasov é acusado de espionagem e falsidade ideológica.
Ao mesmo tempo, o governo da Rússia requisita que Cherkasov serja extraditado para Moscou. O caso ainda tramita no Supremo Tribunal Federal brasileiro. As informações são do Estado de S. Paulo.
Segundo interlocutores do ministro Flávio Dino, a resposta do governo brasileiro sobre o processo de extradição de Sergei Cherkasov teria “a mesma celeridade” do caso Allan dos Santos, que permanece exilado em território norte-americano.
Flávio Dino e a “caça” a Allan dos Santos
Em 21 de outubro de 2021, o idealizador do canal Terça Livre teve prisão preventiva decretada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes. Simultaneamente, foi requerida sua extradição, além do bloqueio de redes sociais e contas bancárias. Seu passaporte também foi cancelado pelo STF. Assim como casos incluídos nos inquéritos das Fake News, Atos Antidemocráticos e Milícias Digitais, o processo de Allan dos Santos corre em sigilo de justiça.
O pedido de extradição feito às autoridades norte-americanas foi recusado em mais de uma oportunidade. Em março, já no governo Lula, o Departamento de Estado dos EUA solicitou mais informações que justificassem a extradição do jornalista. Ele foi condenado pelo STF pelos crimes de fake news e “participação em milícias digitais”. Ambos crimes não estão previstos no Cocido Processual brasileiro.