Search
Close this search box.

Flávio Dino teria proposto troca de espião russo por jornalista Allan dos Santos

Flávio Dino teria exigido das autoridades dos EUA a extradição de Allan dos Santos em troca do suspeito de espionagem russo, Governo norte-americano ainda não atendeu à solicitação

O governo Lula, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, teria solicitado aos Estados Unidos a extradição do jornalista Allan dos Santos em troca do russo Sergei Cherkasov, preso por usar um documento falso ao tentar entrar na Holanda em 2022 como Viktor Muller Ferreira. Cherkasov é acusado de espionagem e falsidade ideológica.

Ao mesmo tempo, o governo da Rússia requisita que Cherkasov serja extraditado para Moscou. O caso ainda tramita no Supremo Tribunal Federal brasileiro. As informações são do Estado de S. Paulo.

Segundo interlocutores do ministro Flávio Dino, a resposta do governo brasileiro sobre o processo de extradição de Sergei Cherkasov teria “a mesma celeridade” do caso Allan dos Santos, que permanece exilado em território norte-americano.

Flávio Dino e a “caça” a Allan dos Santos

Em 21 de outubro de 2021, o idealizador do canal Terça Livre teve prisão preventiva decretada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes. Simultaneamente, foi requerida sua extradição, além do bloqueio de redes sociais e contas bancárias. Seu passaporte também foi cancelado pelo STF. Assim como casos incluídos nos inquéritos das Fake News, Atos Antidemocráticos e Milícias Digitais, o processo de Allan dos Santos corre em sigilo de justiça.

O pedido de extradição feito às autoridades norte-americanas foi recusado em mais de uma oportunidade. Em março, já no governo Lula, o Departamento de Estado dos EUA solicitou mais informações que justificassem a extradição do jornalista. Ele foi condenado pelo STF pelos crimes de fake news e “participação em milícias digitais”. Ambos crimes não estão previstos no Cocido Processual brasileiro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite 20% OFF