Agro brasileiro volta a brilhar com recorde nas exportações em janeiro
Com alta de impostos e quase nenhuma medida para ampliar a produção, o governo Lula voltou a registrar em janeiro ótimos resultados na economia – mas por um motivo distinto. a alta considerável nas exportações do agronegócio nacional.
Segundo dados divulgados nesta semana pelo Ministério da Agricultura e Pecuária apontaram que as exportações de produtos agropecuários cresceram 14,8% em janeiro sobre o mesmo período de 2023.
No total, as vendas do agro brasileiro faturaram R$ 11,7 bilhões no mês passado – números que simbolizam 43,4% do total geral de embarques para o exterior no período.
Agro comemora embarques de açúcar e grãos
Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, houve ainda alta de 21,8% do volume exportado, com destaque para as vendas de açúcar (crescimento de 58,1%) e grãos (crescimento de 19,7%¨),
Na segmentação das exportações por setores, a soja em grãos respondeu por 21,4% dos embarques, seguida pelo complexo sucroalcooleiro (15,7%), carnes (15,4%), cereais, farinhas e preparações (12,5%) e produtos florestais (10,7%).