Ex-chefe do GSI, Gonçalves Dias, afirmou ter entregue todas as imagens do 8 de Janeiro antes da ordem de Alexandre de Moraes
O diretório nacional do Novo entrou com uma ação junto à Procuradoria-Geral da República contra o general da reserva e e ex-chefe do GSI, Marco Gonçalves Dias. Na petição, o partido solicita à PGR que investigue a conduta do “General do Lula” por suposto crime de prevaricação, durante a invasão do Palácio do Planalto, em 8 de Janeiro.
“O ex-ministro atuou de maneira condescendente com os atos de vandalismo e de depredação do patrimônio público, inclusive conduzindo os invasores a outros locais ou à saída de alguns locais do Palácio do Planalto”, aponta o Novo no documento.
A ação movida pelo partido de oposição acontece após o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, solicitar a entrega de todas as imagens vazadas pela CNN.
O pedido de Moraes foi rebatido pelo ex-chefe do GSI, Gonçalves Dias, em seu depoimento à Polícia Federal, que afirmou ter entregue todo o material “sem modificações” a pedido da Presidência.
Durante cinco horas, G. Dias detalhou os motivos de sua suposta inércia no interior do Palácio do Planalto, além de afirmar ter chegado às 14h50 – uma hora antes da invasão da sede do Executivo.
Ex-chefe do GSI foi substituído por jornalista e ex-presidente da UNE
Já o ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) – o jornalista e ex-presidente da União Nacional dos Estudantes, Ricardo Cappelli – informou que todas as imagens do dia 8 de janeiro foram entregues na íntegra para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Pelo Twitter, Cappelli confirmou que os registros já estão nas mãos do relator do inquérito do 8 de Janeiro, Alexandre de Moraes.
“Já entregamos ao STF a íntegra das imagens do Palácio do Planalto do dia 8 de janeiro e uma cópia da sindicância aberta no GSI”, apontou Cappelli.
Cappelli também afirmou que teria sido o GSI que desejou quebrar o sigilos das gravações.
Eu sei o que vi e ouvi comandando as tropas no dia 8/01. Não é possível falsificar os fatos criando uma narrativa a-histórica como tentam fazer extremistas terraplanistas. Onde estão Heleno e Braga Neto? Se há um general conspirador e golpista, certamente não é o honrado Gdias.
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) April 23, 2023
“Foi o GSI que consultou formalmente o STF sobre a liberação de todas as imagens, o que faremos a partir de hoje (22). A tentativa de transformar as vítimas em culpadas é uma prática conhecida do fascismo”, acusou o ex-integrante do Partido Comunista do Brasil, que em outra publicação acusou bolsonaristas de serem “terraplanistas”.