Search
Close this search box.

EUA descobrem vírus da gripe aviária em leite vendido em supermercados

EUA

 

Informações divulgadas pela vigilância sanitária dos EUA apontaram 33 casos de gripe aviária em bovinos e 1 em humanos até o momento

A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos agência equivalente à brasileira Anvisa – confirmou nesta quinta-feira (25) ter detectado em amostras de leite um vírus descrito como “altamente patogênico” (capaz de espalhar doenças) ligado à gripe aviária.

Segundo o comunicado da FDA, os testes que apontaram a presença do H5N1 foram realizados tanto nos animais como nos produtos comercializados nas prateleiras de supermercados.

“Tendo como base nas informações disponíveis, é provável que a pasteurização inative o vírus, no entanto, não se espera que o processo remova a presença de partículas virais. Portanto, algumas das amostras coletadas indicaram a presença do vírus usando testes quantitativos de reação em cadeia da polimerase”, escreveu a FDA.

“Testes adicionais são necessários para determinar se o patógeno intacto ainda está presente e se permanece infeccioso, o que determina se há algum risco de doença associado ao consumo do produto”, acrescentou a agência.

FDA apontou 33 casos de gripe aviária nos EUA

Segundo a FDA, 33 rebanhos bovinos contraíram gripe aviária em 8 estados norte-americanos em 2024. Os números foram apurados pelo Departamento de Agricultura dos EUA. Um  trabalhador agrícola localizado no Texas também testou positivo para gripe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite 20% OFF