Search
Close this search box.

Estudo afirma que vacina da Pfizer pode causar doença cardíaca em crianças e jovens

Estudo da Science Immunology foi divulgado nesta semana e analisou pacientes norte-americanos que tomaram vacinas da Pfizer e Moderna

Estudo publicado pela revista Science Immunology apontou que vacinas do tipo mRNA contra covid-19 podem ter causado problemas cardíacos em crianças e jovens. A pesquisa, divulgada na última segunda-feira, contou com a participação de 23 pacientes com idades entre 13 e 21 anos que desenvolveram miocardite após a segunda dose das vacinas Pfizer-BioNTech ou Moderna.

Os cientistas chegaram à conclusão após analisar amostras de sangue de nove pacientes que receberam a vacina da Pfizer. Em todas elas foram detectados níveis elevados de citocinas.

As citocinas ajudam a coordenar a resposta imune do organismo a bactérias, vírus e vacinas. Em níveis muito altos, as citocinas podem desencadear uma rápida expansão dos glóbulos brancos que são capazes de causar inflamação.

“É uma faca de dois gumes”, aponta Carrie Lucas, professora associada de imunobiologia na Escola de Medicina da Universidade de Yale. “Os indivíduos vacinados tiveram forte resposta imune, mas essa resposta também causou inflamação dos tecidos, explicou a chefe do estudo.

O estudo ainda revelou que os cientistas não encontraram evidências de que os anticorpos direcionados à proteína spike do vírus atuaram na inflamação do coração. Pesquisas anteriores sugeriram que esses anticorpos também podem se ligar a proteínas no tecido cardíaco, o que causaria a inflamação.

“Nossas descobertas apontam para danos cardíacos induzidos por inflamação”, afirmou imunologista de Yale Akiko Iwasaki, que também assinou o estudo.

Como o Paradoxo BR mostrou, recente boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que crianças e jovens saudáveis não necessitam de uma segunda dose de vacinação contra a covid-19.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite 20% OFF