A enfermeira especialista em gestão hospitalar, Aline Peixoto, foi aprovada para integrar o conselho do Tribunal de Contas do Município do Estado da Bahia. Peixoto tem apenas 40 anos e é mulher do ex-governador do estado, Rui Costa (PT) – atual ministro da Casa Civil do governo Lula. O salário para um conselheiro do TCM-BA é de R$ 37,5 mil com direito a estabilidade até os 75 anos de idade. O cargo é vitalício.
A nomeação foi concedida pelos deputados distritais da Assembleia Legislativa da Bahia em votação secreta, conquistando 40 votos. Apenas 32 seriam suficientes para que Aline Peixoto fosse aprovada para o cargo. Ela não tem formação no setor administrativo ou de contabilidade.
Enfermeira chorou durante sabatina
Na última segunda-feira (6) Aline Peixoto foi sabatinada pela Assembleia Legislativa, onde suas capacidades deveriam ser avaliadas.
Em depoimento, Peixoto chorou após revelar ter recebido muitas agressões “somente por ser mulher de Costa”.
Além da crítica dos opositores, o senador Jaques Wagner (PT-BA) já havia comentado para a imprensa baiana que era contra a indicação de Aline Peixoto para o cargo.
“Eu acho que a indicação deveria recair sobre alguém da Casa [A Assembleia Legislativa]. Nada contra a pessoa física [de Aline Peixoto], eu só defendi um conceito. Não quero ficar discutindo isso porque eu não quero ficar parecendo que estou contra uma pessoa”, afirmou Wagner.