Todos os índices de confiança medidos pela CNI caíram em abril
Apuração feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta quinta-feira (11) apontou que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 1,3 ponto no comparativo entre março e abril de 2024. De acordo com a apuração feita em 1.239 empresas entre 1º e 5 de abril, o indicador chegou a 51,5 pontos – 1,5 ponto acima apenas da linha dos 50 pontos.
Já o Índice de Condições Atuais (ICA), que analisa a percepção das condições atuais da economia brasileira e das empresas, apontou queda de 1,8 ponto – saindo de 47,5 pontos em março para 45,7 pontos em abril. De acordo com a CNI, a piora sobre os prognósticos da produção industrial foi afetada diretamente por incertezas no cenário econômico, marcado pela recente alta da inflação.
CNI aponta queda de otimismo para o futuro da indústria
Por sua vez, o Índice de Expectativas (IE) passou de 55,4 pontos em março para 54,4 pontos em abril. Apesar da queda, os analistas apontam que o IE ficou acima da linha divisória de 50 pontos. O dado indica que os empresários industriais mantiveram as expectativas de crescimento, mas com o otimismo mais moderado.