Emprego com carteira assinada se destaca com alta de 124% em março sobre o mesmo período de 2022. Setor de serviços lidera, segundo Seade
O estado de São Paulo gerou 51 mil postos de trabalho com CLT em março deste ano. O número representa alta de 124% sobre o mesmo período de 2022. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (17) pela Fundação Seade. Em março do ano passado, o estado havia registrado 22 mil vagas de emprego formal.
Emprego em alta no estado de São Paulo
Segundo o Seade, a alta no mercado de trabalho foi impulsionada principalmente pelo setor de serviços – com destaque para transportes, armazenagem e entregas. Somente nesses segmentos foram criadas 37 mil vagas. Em seguida aparecem 9 mil postos abertos no setor de construção, seguindo por indústria (6 mil).
A região metropolitana do estado foi a que mais abriu postos de emprego no período, registrando cerca de 20 mil novos contratados, sendo 14 mil apenas na capital de São Paulo
De acordo com a Fundação Seade, também apresentaram saldo positivo as regiões administrativas de Campinas (8 mil), São José do Rio Preto (4 mil) e Franca (2,6 mil).
Como a Fundação Seade chegou aos números
O estudo desenvolvido pelo Seade sobre mercado de trabalho aplica dados do Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Para as unidades da federação e regiões, foram utilizados dados com ajustes e estoques de empregados do início de janeiro de 2023.
O levantamento completo sobre o emprego no estado de São Paulo e regiões paulistas está disponível em https://trabalho.seade.gov.br/ .