Senador Marcos Pontes afirmou que declarações de Lula podem prejudicar acordos nas áreas de ciência e defesa com o governo de Israel
As desastrosas declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Israel tiraram o senador Marcos Pontes (PL-SP) da zona de conforto. Em discurso no plenário da Casa, Pontes criticou as palavras de Lula, que compararam as ações do país contra o Hamas ao Holocausto nazista na Segunda Guerra Mundial.
Pontes alertou que a crise diplomática gerada por Lula pode prejudicar parcerias nas áreas de agricultura, indústria, pesquisa e segurança, além da tradicional amizade entre brasileiros e israelenses.
“Há uma cooperação intensa nas áreas técnica, científica e tecnológica, incluindo intercâmbios acadêmicos e parcerias em pesquisa e desenvolvimento, incluindo a venda de equipamentos militares e tecnologia de segurança”, ressaltou.
“Essa parceria também abrange a cooperação em segurança cibernética — que é um problema sério que nós temos que encarar com seriedade aqui neste país”, apontou o senador.
Crise gerada por Lula pode afetar FAB
Marcos Pontes ainda destacou eventuais impactos na Defesa nacional, já que a indústria israelense é fornecedora de componentes para a produção de componentes usados em aviões de combate da FAB (Força Aérea Brasileira).
“A Força Aérea Brasileira pode ter os caças F-5 – que são caças de combate utilizados na Força Aérea – impossibilitados de exercer sua função primordial de defesa nacional porque foram atualizados pela indústria israelense”, concluiu o ex-ministro do governo Bolsonaro.