Search
Close this search box.

Em nova derrota de Lula, Petrobras afirma que irá distribuir lucros com acionistas

Petrobras

Conselho da Petrobras contraria Lula e aprova distribuição de 50% de dividendos com acionistas

Após interferência do governo – que colocou em risco o cargo do presidente da estatal, Jean Paul Prates – a Petrobras decidiu aceitar a proposta de distribuição de 50% de seus dividendos extraordinários (lucros). O relatório do Conselho de Administração será colocado em votação na assembleia extraordinária da empresa, marcada para esta quinta-feira (25).

Segundo a Petrobras, a decisão de seguir o previsto nas regras da empresa aconteceu após a capacidade de financiamento dos projetos da petroleira subir de 65% para 85%. A melhora aconteceu após a recente alta do preço do barril de petróleo no mercado internacional.

“Considerando cenários dinâmicos, como a evolução do Brent, do câmbio e outros fatores, o CA entendeu, por maioria, serem satisfatórios os esclarecimentos e atualizações sobre a financiabilidade da Companhia no curto, médio e longo prazo e da preservação da governança”, escreveu a estatal em comunicado.

Entenda o caso dos dividendos da Petrobras

Em março, a diretoria da Petrobras chegou a propor  o pagamento de apenas 50% dos dividendos extraordinários. O governo Lula interveio e a proposta foi rejeitada, sendo distribuídos somente os recursos obrigatórios, totalizando R$ 14 bilhões.

Em 20 de março, o Tribunal de Contas da União acionou o Ministério Público para investigar uma suposta intervenção do governo Lula no corte dos dividendos. 

O autor do pedido, o subprocurador do TCU Lucas Rocha Furtado, apontou “que decisões como a retenção desses dividendos podem ter sido afetadas por interesses do governo federal, em sentido contrário à avaliação da área técnica da empresa”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite 20% OFF