Duas publicações de relevância citam Elon Musk e criticam a ação das autoridades brasileiras para censurar opositores do governo Lula
Publicações internacionais estão reagindo às informações divulgadas pelo conjunto de reportagem Twitter FIles Brazil, que denuncia abuso de autoridade e violação de leis pelas cortes brasileiras.
O norte-americano Wall Street Journal – geralmente, de tendência progressista – afirmou em artigo publicado no domingo (14) que a “democracia brasileira está morrendo em plena luz do dia”, citando o duelo entre Elon Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
“Esta questão não tem nada a ver com conter o domínio das grandes empresas de tecnologia, reduzir os riscos para a democracia ou mesmo proteger as crianças das redes sociais. Trata-se de uma luta entre um Supremo Tribunal politizado e críticos do presidente Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva. Isso demonstra que o Brasil não possui mais um judiciário independente”, apontou o jornal.
Musk x STF – A palavra do The Economist
Em outra publicação dominical, a inglesa The Economist também focou no duelo Elon Musk x TSE/STF. O artigo aponta que “a disputa entre Moraes e Musk até o momento é exagerada, mas reveladora em dois pontos: Uma delas é o poder do Supremo Tribunal Federal do Brasil, que desfruta de autoridade descomunal sobre a vida dos brasileiros”, reitera.
A revista também cita a insistência do STF e governo Lula para “regulamentar” as redes sociais: “O debate em torno da regulamentação das mídias sociais sem prejudicar a liberdade de expressão torna o Brasil um campo de batalha importante” para esse tema, uma vez que os brasileiros adoram redes sociais”.