Elon Musk x BBC. O empresário mais bem-sucedido do mundo, voltou ao olho do furacão da mídia internacional após debater de forma calorosa com um jornalista da rede britânica BBC.
Durante entrevista concedida ao jornalista James Clayton, Musk pediu que ele citasse exemplos de “discurso de ódio” no Twitter, que eventualmente não teriam sido combatidos pela microblog em sua gestão. Mesmo após insistir, Musk acabou sem respostas concretas.
A questão veio à tona após Clayton revelar a Musk que, ao entrevistar funcionários demitidos do Twitter, ele teria ouvido reclamações de que não havia um contingente suficiente para moderar os discursos de ódio.
“Eu só gostaria que você me citasse um exemplo desse discurso de ódio”, questionou Elon Musk.
“Eu, honestamente, não posso dizer porque não tenho usado mais o feed (do Twitter)”, respondeu Clayton.
Elon Musk x BBC: “A BBC tem responsabilidade sobre desinformação?”
No decorrer da conversa, Musk inverteu os papéis, e começou a entrevistar o repórter da BBC.
“Na verdade, eu estou curioso para saber o que seria esse conteúdo de ódio e queria esse exemplo específico. Você diz que o discurso de ódio aumentou desde que eu assumi, mas não usa há muito tempo. Então eu acho que isso é falso”, rebateu Musk.
Sem conseguir exemplificar os casos de ódio durante a gestão de Elon Musk no Twitter, o jornalista da BBC muda o rumo da conversa, destacando possíveis casos reportados por empresas.
“Há a Strategic Dialogue, no Reino Unido. Eles apontam isso”, afirmou Clayton.
Descontente com a resposta, Elon Musk repete o questionamento. “Isso é sem sentido. A única coisa que estou pedindo é um simples exemplo (de discurso de ódio)”, reforçou.
Sem poder confirmar as acusações, o repórter da BBC pede para mudar o tema da entrevista, citando a pandemia de Covid-19.
“Você mudou a política de informações sobre o Covid (no Twitter). Por que você fez isso”, perguntou Clayton.
“Covid não é mais um problema (como antes). A BBC já se responsabilizou a respeito da desinformação sobre efeitos colaterais das vacinas?”, devolveu Musk.
Contrariado, o jornalista respondeu: “Isso não é uma entrevista sobre a BBC”.
“Oh, você achou que não era”, afirmou Musk, com ironia.