Elon Musk afirmou que a tecnologia de Inteligência Artificial poderá tornar o sistema mais esperto do que o ser humano mais brilhante
Imagine um cenário no futuro em que nenhum emprego como conhecemos será mais necessário. Este é o prognóstico, digamos, apocalíptico que o bilionário Elon Musk oferece para o mercado de trabalho, caso a Inteligência Artificial não seja controlada. O depoimento, ironicamente, acontece em meio ao incentivo do próprio dono da SpaceX e do X (ex-Twitter) ao mercado de A.I.
Durante debate com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, em Londres, Musk afirmou que, pela primeira vez na história, os programas disponíveis de inteligência artificial devem ser superiores ao intelecto humano.
“Teremos algo que será pela primeira vez mais esperto que o ser humano mais genial”, prevê Musk.
“Ainda é difícil fazer uma previsão exata, mas chegará o momento em que nenhum trabalho convencional será mais necessário”, completou.
Elon Musk investe pesado em AI, apesar de alertar sobre seus perigos
Embora tenha alertado diversas vezes sobre os perigos oferecidos ao mercado de trabalho pelo avanço da A.I, Musk tem se destacado ultimamente pelo investimento maciço nesta tecnologia. Em outubro, o homem mais rico do planeta anunciou a criação da startup xAI, que contará com antigos membros que desenvolveram o ChatGPT.
“Por causa da inteligência artificial, um dos desafios no futuro será encontrar significado na vida”, analisa Musk, se referindo ao corte de funções que a tecnologia poderá realizar, caso não seja regulamentada.