Eleições na América. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou durante as celebrações da Páscoa, em Washinton D.C., que planeja tentar disputar a reeleição no ano que vem, mas que ainda “não existe um aviso oficial” do partido Democrata.
Caso Biden concorra em 2024 e vença a disputa eleitoral, o atual chefe do executivo norte-americano poderá acumular 16 anos na Casa Branca: 8 como presidente e 8 como vice de Barack Obama (2009-2017).
Até o momento, o Partido Democrata conta com dois pré-candidatos, que se enfrentarão nas prévias da legenda: Marianne Williamson e Robert F. Kennedy Jr, sobrinho do ex-presidente – e também democrata – assassinado em 22 de novembro de 1963, John Fitzgerald Kennedy.
Eleições: Donald Trump: os pré-candidatos republicanos
Assim como Biden, as eleições de 2024 deverão contar com a presença do ex-presidente Donald Trump, que perdeu o prélio de 2020 para o rival democrata.
Os demais pré-candidatos do Partido Republicano são, até o momento, a ex-funcionária da administração Trump, Nikki Haley, o empresário Vivek Ramaswamy e o ex-governador do Arkansas, Asa Hutchinson.
Outros prováveis pré-candidatos incluem a governadora da Dakota do Sul, Kristi Noem, o governador da Flórida, Ron DeSanctis, além dos ex-funcionários da gestão Trump, John Bolton e Mike Pompeo