Efeitos do El Niño podem prejudicar a saúde de pessoas e animais pelo menos até domingo (24)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo para a população e animais em virtude da onda de calor que deverá se espalhar por grande parte do território nacional, pelo menos até domingo (24). Nesse período, as temperaturas nas regiões Sudeste e Centro Oeste devem ultrapassar os 40 graus.
Motivo das altas temperaturas: El Niño
Ao contrário dos últimos três anos, os últimos dias de inverno e início de primavera terão influência do El Niño em quase todas as regiões. O El Niño – ao contrário do La Niña – é responsável pelo aquecimento das águas do Pacifico, alterando a ordem climática.
No Sudeste e Centro Oeste, o restante do ano será marcado por chuvas irregulares e mais calor. Já no Sul, eventos como jatos de baixo nível, responsáveis por enchentes, terão mais incidência.
Calor acima da média nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte
O alerta emitido pelo Inmet significa temperatura em até 5 graus acima da média. Em São Paulo, por exemplo, os termômetros podem ultrapassar os 38 graus e quebrar o recorde histórico de 37,8 graus celsius da capital.
A situação será emergencial em Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins