Search
Close this search box.

Eduardo Appio, novo titular da Lava Jato, afirma que “Lula é inocente”

Toffoli

Eduardo Appio – juiz que recentemente assumiu a 13ª Vara Federal Criminal, em Curitiba – já deu todas as pistas de que não irá cumprir o que prometeu ao assumir o cargo que um dia foi do ex-juiz e atual senador, Sergio Moro..

Appio, que agora cuidará do pouco que resta da maior operação anticorrupção da história do Brasil, a Lava Jato, disse que “não iria enterrar” as investigações. Porém, em recente entrevista concedida ao UOL, o magistrado que usava o login LUL22 para entrar no sistema da Justiça Federal, afirmou à imprensa que “considera Lula inocente” nos processos nos quais o atual presidente foi condenado em 2018.

Além de “absolver” o petista, Appio foi enfático em criticar seu antecessor, Sergio Moro”, justificando a operação irregular apelidada como Vaza Jato, e que levou Moro a ser considerado suspeito no julgamento de Lula.

“A questão, tanto da Vaza Jato quanto de o atual senador assumir o posto de ministro do governo Bolsonaro, praticamente no dia seguinte à eleição, são fatos que erodiram a credibilidade como um todo”, afirmou o novo titular da lava Jato.

Appio e MPF: todos a favor de Lula

Além do pronunciamento do juiz Eduardo Appio contra as ações de Moro e a eventual condenação de Lula, o Ministério Público Federal afirmou que não irá recorrer contra a decisão do ministro do STF, Ricardo Lewandowski, que anulou três processos atualmente em trâmite na Justiça Federal de Brasília. Na decisão, Lewandowski disse que as provas apresentadas “estavam contaminadas”.

Em nota, o órgão disse ter “ponderado a ineficácia do recursos”, mas ressaltou que “órgãos públicos competentes poderão apresentar novas ações contra Lula caso surjam outras provas”.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *