Search
Close this search box.

Donald Trump pode voltar a ser presidente? Entenda o caso

Guiana

Segundo a Constituição dos EUA, Trump poderia concorrer ao cargo de Porta-Voz da Câmara dos Representantes, já que o texto não obriga os postulantes a serem eleitos, muito menos parlamentares

 

Com atividades paralisadas desde a destituição de Kevin McCarthy (Republicano – Califórnia) como porta-voz, a Casa dos Representantes dos Estados Unidos deve se reunir na próxima quarta-feira (10) para promover uma nova eleição.

Enquanto a disputa não acontece, o Partido Republicano deve tentar aproveitar uma brecha na Constituição para tentar colocar Donald Trump em seu lugar.

Segundo a carta magna norte-americana, os congressistas não são obrigados a escolher especificamente membros da casa como seu orador. O documento, promulgado em 1787, não determina que ele seja um representante eleito (no caso equivalente ao Brasil, um deputado).

“Muitas pessoas me questionaram a respeito disso… Minha total dedicação está voltada para a eleição presidencial. Mas se eu puder auxiliá-los  durante o processo, eu o farei”, afirmou Trump.

Embora a legenda conservadora deva tentar a sorte, outras regulações podem impedir que o ex-presidente seja escolhido. Atualmente, Donald Trump responde a quatro processos na Justiça, o que vedaria sua eleição.

Donald Trump deve enfrentar dois rivais de seu partido

Como o Paradoxo BR mostrou, o representante do partido Republicano, Kevin McCarthy, foi destituído do posto de Porta-Voz da Casa (o equivalente a presidente da Câmara) por um colega de legenda, Matt Gaetz (Republicano- Flórida). O congressista justificou a ação, apontando “quebra de promessas de campanha”. Além disso, a ala Republica ficou descontente com a decisão de impedir o fechamento do Congresso, após o governo Biden romper o teto de gastos.

Dois candidatos ao posto vago já são conhecidos. Além da possibilidade de Donald Trump entrar na briga, devem competir pelo cargo os representantes Steve Scalise (Republicano – Luisiana) e Jim Jordan (Republicano – Ohio).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *