Search
Close this search box.

“Dólar é a reserva mais utilizada no mundo”. Fala de Lula ainda repercute entre economistas

Dólar sob ataque. Mais um economista ouvido pelo Paradoxo BR contestou a fala do ‘presidente’ Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o uso da moeda norte-americana em transações comerciais internacionais

Mais cedo, Lula discursou na cerimônia de posse de Dilma Rousseff como presidente do New Development Bank – o banco do Brics – onde reforçou a ideia de abandonar o dólar como referência, e de usar uma moeda comum entre China e Brasil para exportações e importações.

“Quem decidiu que era o dólar a moeda depois que desapareceu o ouro como paridade?”, questionou Lula.

“Por que não foi yen? Por que não foi o Real? Por que não foi o Peso? – Porque as nossas moedas eram fracas, as nossas moedas não têm valor em outros países. Então, se escolheu uma moeda sem levar em conta a necessidade que nós precisamos ter uma moeda que transforme os países em uma situação um pouco mais tranquila.”, completou o petista.

“Dólar é a reserva mais utilizada no mundo”, explica economista

Em entrevista ao Paradoxo BR, o economista Eduardo Cavendish rebateu as declarações de Lula, adiantando eventual descontentamento dos Estados Unidos com uma “aproximação excessiva” do Brasil com os chineses.

“O Lula mais uma vez não sabe do que fala”, afirma Cavendish.
“O dólar é a moeda de reserva mais utilizada no mundo por inúmeros motivos. Entre eles, talvez o principal, por ter livre circulação. Diferente do yuan e outras moedas”, destaca o economista especialista em investimentos, formado pela Insper.

“Na verdade, ninguém impôs o dólar como moeda de referência. Isso aconteceu porque as pessoas acreditam que o dólar as protege. Isso vai muito além do que eu ou o Lula achamos. É uma questão de confiança”, explica.

“Vejo os Estados Unidos começando a mirar o Brasil como um oponente regional, uma vez que estamos alinhando com Russia e China segundo a lógica geopolítica Petista”, alerta Eduardo Cavendish.

Claudio Dirani

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *