Segundo o Serasa Experian, São Paulo está no topo do ranking das empresas devedoras no Brasil
Dados divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Serasa Experian apontaram aumento no número de empresas com dívidas no país em janeiro. Segundo o indicador, cerca de 6,7 milhões de CNPJs acumulam pendências em 2024, somando R$ 128 bilhões em débitos. Segundo o Serasa, a média de contas em aberto dos últimos 12 meses é de 7,1 por empresa.
Na opinião do economista do Serasa Experian, Luiz Rabi, o crescimento das dívidas em janeiro se deve principalmente às despesas de início de ano.
“O aumento da inadimplência das empresas em janeiro pode ser atribuído, em grande parte, às despesas típicas de início de ano, como IPVA, IPTU, reajuste de mensalidades e material escolar, refletindo um cenário sazonal onde as contas acumuladas nesse período impactaram temporariamente a capacidade de pagamento dos consumidores que, consequentemente, influenciam no caixa das companhias”, avaliou Rabi.
Ranking da inadimplência – quem deve mais no Brasil
No ranking estadual de empresas endividadas, São Paulo aparece na liderança, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Segundo o Serasa, as unidades da federação que registraram menos contas em atraso foram Piauí, Tocantins, Amapá, Acre e Roraima.