Search
Close this search box.

Desmatamento na Amazônia volta a quebrar recordes em março, aponta Imazon

Amazônia

Desmatamento entre janeiro e março na Amazônia foi o 2º pior desde 2008, aponta Imazon

Dados apurados pelo satélite do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) apontaram que o desmatamento na região foi o segundo pior desde 2008, nos três primeiros meses do ano.

Segundo o monitoramento por imagens, foram derrubados 867 km² entre janeiro e março – uma área, segundo o Inmazon, correspondente a perda diária de mil campos de futebol.

Em março, oito dos nove estados que compõem a Amazônia Legal apresentaram aumento no desmatamento. A única exceção foi o Amapá.

“Os governos federal e dos estados precisam agir em conjunto para evitar que a devastação siga avançando, principalmente em áreas protegidas e florestas públicas não destinadas”, alertou o pesquisador Carlos Souza Jr., do Imazon.

“Há casos graves como o da unidade de conservação APA Triunfo do Xingu, no Pará, que perdeu uma área de floresta equivalente a 500 campos de futebol apenas em março”, apontou.

Apenas em março deste ano, o Imazon detectou 344 km² de desmatamento na Amazônia, um aumento de 180% em relação à março de 2022.

Desmatamento: Amazonas lidera derrubada de árvores em março

De acordo com a organização, o estado que mais sofreu desmatamento no mês de março foi o Amazonas. Na região, a devastação passou de 12 km², registrados em março de 2022, para 104 km² em março de 2023 – alta de 767%.

Outro destaque negativo do Amazonas ficou para Apuí, o município do estado que mais derrubou árvores em março, totalizando 49 km².

“Quando analisamos as categorias de territórios onde está ocorrendo o desmatamento na Amazônia, o Amazonas também tem sido destaque negativo em relação aos assentamentos e às terras indígenas. Em março, seis dos 10 assentamentos e quatro das 10 terras indígenas mais desmatados na região ficam no estado”, afirma Larissa Amorim, pesquisadora do Imazon.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite 20% OFF