Deputado Itamar Paim Pruch, do Partido Liberal, será o substituto do cassado Deltan Dallagnol na Câmara dos Deputados. Luiz Carlos Hauly, do Podemos, não obteve o quociente eleitoral suficiente, segundo o TRE paranaense
Reviravolta no caso Deltan Dallagnol. Após sua cassação por unanimidade na terça-feira (16), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná conclui que Luiz Carlos Hauly (Podemos) não poderá ser seu substituto na Câmara. O motivo alegado pelo TRE-PR foi a falta de quociente eleitoral mínimo.
Nas eleições de 2022, Hauly obteve 11.925 votos – quantidade insuficiente para ocupar a vaga de Dallagnol, o parlamentar mais votado de seu estado para o cargo legislativo.
Embora o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tenha definido que os votos recebidos por Deltan fossem distribuídos entre sua legenda (Podemos), a vaga do ex-procurador da Lava Jato ficará com um parlamentar da legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Deputado estreante é o substituto de Deltan
Ao contrário de Luiz Carlos Hauly – um veterano de sete mandatos na Câmara – o deputado federal que substituirá Deltan Dallagnol será Itamar Paim Pruch – um estreante. Aos 46 anos, Pruch atuará pela primeira vez no legislativo.
Itamar Paim Pruch nasceu em Paranaguá (PR) e é pastor evangélico. Em 2022, o então candidato do Partido Liberal paranaense recebeu 47.052 votos, número que entra na nota de corte do TSE.