Cristiano Zanin ocupará o lugar de Ricardo Lewandowski na Suprema Corte. Além de defender seu cliente na Lava Jato, sua mulher, Valeska Zanin, é afilhada do presidente
Cristiano Zanin, advogado responsável por tirar Lula das garras da Lava Jato, foi indicado nesta quinta-feira (1) pelo ‘presidente’ para a vaga de Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal. Zanin completará 48 anos em novembro. Caso ele seja aprovado na sabatina do Senado Federal, permanecerá na Suprema Corte até 2050, quando completará 75 anos – idade-limite para aposentadoria compulsória.
Cristiano Zanin é elogiado por Lula
“Todos esperavam que indicássemos o Zanin. Não só pelo papel que teve na minha defesa, mas simplesmente porque acho que Zanin se transformará num grande ministro da Suprema Corte.”, afirmou Lula ao confirmar seu advogado particular como substituto de Lewandowski. “Nunca pedi nenhum favor a nenhum ministro (do STF). “Não foram indicados para me fazer favor ou me proteger.”, completou.
Como o Paradoxo BR mostrou, em 26 de maio Lula já havia decidido que indicaria Christiano Zanin ao STF. A informação também já tinha sido adiantada pelo repórter do Paradoxo BR em janeiro deste ano.
“Cristiano Zanin Martins, advogado responsável por conseguir a anulação dos processos de Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato, será o próximo indicado pelo atual presidente para compor o Supremo Tribunal Federal a partir de maio.
Caso aprovado por sabatina no Senado, Zanin será o substituto de Ricardo Lewandowski, também indicado por Lula no último ano de seu primeiro mandato em 2006″, escreveu Dirani no Brasil Sem Medo.