Search
Close this search box.

Crise diplomática pode gerar sanções de Estados Unidos ao Brasil

Crise diplomática. A decisão de o governo brasileiro em permitir que navios de guerra iranianos fiquem ancorados no Porto do Rio de Janeiro até domingo (4) pode gerar uma série de retaliações do governo dos Estados Unidos contra o Brasil.

Diversos apelos para que Lula não desse o aval à marinha do Irã foram feitos pela embaixadora norte-americana Elizabeth Bagley, mas ignorados pela diplomacia brasileira. Bagley apontou que o Irã é um país que “financia o terrorismo”, além de promover o comércio de itens ilegais.

“Esses navios, no passado, facilitaram o comércio ilícito e atividades terroristas. O Brasil é um país soberano, mas acreditamos fortemente que esses navios não deveriam atracar em qualquer lugar”, apontou a embaixadora americana no Brasil.

Crise à vista: Brasil x EUA

O senador pelo partido Republicano, Ted Cruz, afirmou que a recepção dos navios poderão gerar diversas sanções ao Brasil, visto que os Estados Unidos seguem leis antiterrorismo que preveem respostas imediatas contra o porto do Rio de Janeiro.

“Esses navios de guerra iranianos já estão sancionados e, portanto, o porto do Rio de Janeiro onde aportaram agora corre o risco de sanções incapacitantes, assim como quaisquer empresas brasileiras que lhes prestaram serviços ou aceitaram pagamentos”, apontou Cruz em comunicado. No mesmo texto, Ted Cruz ainda chamou Lula de “chavista alinhado contra os Estados Unidos e nossos interesses”.

A autorização para as embarcações iranianas Iris Makran e Iris Dena atracarem no Brasil foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (24) e assinada pelo vice-almirante Carlos Eduardo Horta Arentz.

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *