Crianças mais protegidas. O Comitê de Assuntos de Estado do Senado do Texas aprovou nesta semana dois projetos de lei que restringem apresentações de cunho explícito com a presença das crianças no ambiente. As leis não restringem apenas os shows de transformistas, mas qualquer tipo que exponha os menores ao erotismo.
O Projeto de Lei 12 do Senado texano incide sobre apresentações de orientação sexual, incluindo shows de drag, em propriedades públicas ou empresas com crianças na plateia. Já o segundo projeto de lei, o 1601, nega o financiamento público para bibliotecas que hospedem contação de histórias feitas por transformistas para os menores de idade.
“Todos nós podemos concordar que as crianças não devem ser expostas a material sexualmente explícito”, disse o senador estadual republicano Bryan Hughes, autor dos dois projetos de lei.
Segundo os representantes do partido Republicano, os projetos agora seguirão para o plenário da casa para serem apreciados pelos parlamentares. Se aprovados, os projetos precisariam da aprovação da Câmara antes de serem enviados à mesa do governador para eventual sanção.
Crianças em perigo: os projetos do senado texano
Ao contrário de projetos de lei semelhantes que pedem pela proibição de apresentações de transformistas na presença de crianças, o SB 12 não se limita a shows do tipo, aponta o senador texano, Bryan Hughes.
“Os shows de drag hoje podem ser substituídos por outros tipos de apresentações prejudiciais no futuro”, escreveu Hughes. “A lei, quando aplicada, protegerá as crianças de performances sexualmente orientadas em geral.”
No texto do projeto, estão incluídas “performances sexualmente orientadas como aquelas que incluem nudez ou um artista masculino se exibindo como mulher, ou vice-versa, que canta, dubla, dança ou se apresenta de outra forma na frente de uma plateia ou apela ao “interesse lascivo em sexo”.
O projeto de lei também cria penalidades criminais para proprietários de empresas que apresentam os chamados “shows de drag para a família” ou outras apresentações conforme descrito no projeto de lei.
Os infratores podem ser processados e serem multados em até US$ 10 mil
Segundo o senador Bryan Hughes, bibliotecas públicas de todo o país, incluindo as localizadas no Texas, tem organizado eventos “Drag Queen Story Hour” para crianças. O senador explica sua oposição às performances.
“Uma biblioteca municipal não pode receber fundos do estado se a biblioteca sediar um evento desse tipo”, aponta Hughes. Pela lei, não será permitida a apresentação de transformistas para menores como “componente de entretenimento”.
Os defensores da legislação proposta pelo Sendo do Texas apontaram que esse tipo de exposição explícita é prejudicial para as crianças e que elas devem ser protegidas de todo entretenimento sexual.
Ed Fox, diretor de educação da Good Shepherd Baptist Church em Grand Prairie, Texas, testemunhou ao Comitê de Assuntos Estaduais do Senado que foi exposto a entretenimento sexual quando jovem e “isso afetou minha vida por décadas”.
“Isso realmente não deveria ser algo a que menores devam ser submetidos sob nenhuma circunstância”, continuou Fox. “É quase ridículo que tenhamos que ter essa conversa porque é senso comum. As crianças não devem ser expostas em tenra idade. Pode ter efeitos ruins e, portanto, sou pessoalmente uma testemunha disso.”
Fonte: The Epoch Times