CPI do MST é instalada na Câmara e contará com presidência e relatoria de deputados da oposição. Comissão pretende descobrir todos os motivadores – e quem são os financiadores das invasões no campo
O deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) assumiu a presidência da CPI do MST, instalada nesta quarta-feira (17) na Câmara dos Deputados. A comissão parlamentar de inquérito começou a investigar quem financia e orienta os invasores de propriedades públicas e privadas em todo o país, como os integrantes do próprio Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
A composição da presidência terá ainda Kim Kataguiri (União Brasil-SP), como primeiro vice, Delegado Fabio Costa (PP-AL) atuando como segundo vice-presidente e Evair de Melo (PP-ES), na terceira vice-presidência. Já a relatoria da comissão está nas mãos de outro atuante membro da oposição, o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP)
O início da CPI coincide com a divulgação de que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária foi responsável por financiar um evento do MST no Parque da Água Branca, em São Paulo, no último final de semana. O valor desembolsado pelo órgão, de acordo com a Veja, foi de R$ 1,27 milhão.
CPI do MST: Formação provisória
Lista de titulares e suplentes da CPI do MST. Alguns nomes não foram indicados, tanto para o colegiado titular como para o grupo de suplentes.
PL: Capitão Alden (BA); Caroline de Toni (SC); Delegado Éder Mauro (PA); Domingos Sávio (MG); e Ricardo Salles (SP). Coronel Chrisóstomo (RO); Gustavo Gayer; Joaquim Passarinho; Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira (MS).
Federação do PT: Padre João (MG); Nilto Tatto (SP); Valmir Assunção (BA); e Paulão (AL). Gleisi Hoffmann (PR); João Daniel (SE); Dionilson Marcon (RS); e Camila Jara (MS).
União Brasil: Alfredo Gaspar (AL), Kim Kataguiri (SP) e Nicoletti (RR). Coronel Assis (MT); Coronel Ulyssess (AC) e Rafael Simões (MG);
PP: Ana Paula Leão (MG); Delegado Fabio Costa (AL) e Evair de Melo (ES). Suplentes: ainda não indicados;
MDB: Hercílio Coelho Diniz (MG) e Marussa Boldrin (GO). Suplentes: ainda não indicados
Republicanos: Messias Donato (ES); Tenente Coronel Zucco (RS) e Diego Garcia (PR)
PSD: Charles Fernandes (BA) e Delegada Katarina (SE);
Federação Cidadania e PSDB: Lucas Redecker (RS) e Geovania de Sá (SC)
PDT: Max Lemos (RJ).
PSB: ainda não indicado;
Podemos: ainda não indicado
Patriota: Magda Mofatto (GO)
Federação PSOL e Rede: Sâmia Bomfim (SP). Talíria Petrone (RJ)