CPI do MST avança casas na investigação das invasões de terra pelo Brasil. Oposição ira ouvir os dois principais nomes dos movimentos: João Pedro Stédile e José Rainha Jr.
O colegiado que compõe a CPI do MST conseguiu aprovar dois requerimentos considerados peças-chave para investigar as invasões de terra pelo Brasil. João Pedro Stédile – principal líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e José Rainha Jr – cabeça da Frente Nacional de Luta (FNL) serão obrigados a depor nos próximos dias.
Stédile foi intimado a falar como convocado. Isto é: terá de comparecer à Câmara de acordo com a lei. Por sua vez, Rainha entrou na mira da CPI como testemunha, embora a oposição tenha se esforçado para obriga-lo a depor.
CPI x João Pedro Stédile
João Pedro Stédile voltou à ativa após o fim do governo Bolsonaro. O líder do MST convocou seus integrantes para invadir terras pelo país no chamado “Abril Vermelho”, dias antes de embarcar com Lula rumo à China. A CPI pretende investigar os motivos de Stédile ter viajado com a comitiva presidencial.
CPI x José Rainha Jr
Dissidente do MST, José Rainha Jr. voltou recentemente para a prisão, após ser acusado de extorsão. Rainha cobrava um alto valor para deixar as terras que ele e sua quadrilha invadiam. José Rainha Jr. tem uma ficha longa de processos e uma condenação na justiça que ainda não transitou em julgado.