CPI de Brasília. A ex-subsecretária de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Marília Ferreira Alencar, admitiu em depoimento à comissão parlamentar de inquérito do Distrito Federal que sua equipe de inteligência da SSP-DF alertou seus superiores sobre a possibilidade de “ações exaltadas” dos manifestantes em 8 de janeiro.
De acordo com a ex-integrante da SSP-DF, equipes de inteligência alertaram às 12h30 daquele dia sobre os “âninos exaltados e dispostos a animosidade com forças de segurança”, além de falas sobre ocupação de prédios públicos.
Marília Ferreira Alencar também afirmou à CPI distrital que a situação esteve calma durante parte do tempo, como na véspera dos incidentes de depredação na Praça dos Três Poderes.
CPI de Brasília pode ajudar instalar CPMI de 8 de Janeiro
Enquanto isso, na Câmara dos Deputados, mais um parlamentar aceitou colocar seu nome na lista dos favoráveis à CPMI do 8 de Janeiro. Ele é o professor Paulo Fernando (Republicanos-DF), que ocupa a vaga de José Nelto (PP).
Nesta quinta-feira (9), o deputado federal André Fernandes (PL-CE) usou seu espaço no parlatório da Câmara para expor uma fala antiga do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que reclamava da ação do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) de tentar barrar a instauração de uma CPI. A ação de Fernandes, que usou um iPad para reproduzir um vídeo do YouTube, gerou protestos da bancada petista.
Confira no vídeo abaixo:
Até o momento, o pedido de CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) conta com 191 deputados federais e 35 no senado.