Search
Close this search box.

Corte Internacional dá vitória à Guiana e manda forte recado a Maduro

Guiana

Em julgamento realizado nesta terça-feira, o CIJ decidiu que Essequibo pertence a Guiana e não deve ser molestado pela Venezuela

 

A Corte Internacional de Justiça decidiu na tarde desta sexta-feira (1) que o território de Essequibo não pertence à Venezuela, como defende o ditador Nicolás Maduro. Segundo o veredito apresentado pelos juízes da CIJ, o governo venezuelano “não poderá tomar medidas que afetem a atual geopolítica da região”, e que por direito está sob controle da Guiana.

Nos últimos meses, Nicolás Maduro e aliados têm divulgado uma forte campanha para convencer a população de que Essequibo – região rica em petróleo – é pertencente à Venezuela. Maduro, inclusive, aparece em uma espécie de reality show, ensinando como os cidadãos devem votar em um referendo, programado para o próximo domingo (3).

EUA enviaram militares para auxiliar Guiana

Como o Paradoxo BR mostrou, a movimentação da Venezuela em direção ao território da Guiana mobilizou entidades internacionais e o governo norte-americano. Nesta semana, a 1ª Brigada de Assistência às Forças de Segurança do Exército dos Estados Unidos foi acionada para uma reunião de emergência com a  Força de Defesa da Guiana. A manobra militar foi considerada um aviso enviado a Maduro, em caso de tentativa de invasão ao território guianense.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *