Search
Close this search box.

Correios Leaks: falha em aplicativo da estatal expõe dados de usuários

Os Correios voltaram a dar razão para quem sonhava com a privatização da instituição. O motivo: vazamento de milhões de dados pessoais de usuários do app Meus Correios, ocorridos no último dia 20. Entre as informações extraviadas após a falha do aplicativo estão números de telefone, nome completo e CPF de pessoas físicas.

Em nota à imprensa, os Correios afirmaram que o vazamento de cerca de 5% do total de sua base de assinantes ocorreu por conta de “uma vulnerabilidade nos serviços online da empresa, que permitia relacionar números de CPF a celulares cadastrados nas plataformas”.

Embora tenha garantido que o problema já foi solucionado pelos técnicos, a empresa estatal recomenda que todos os usuários deletem as antigas senhas e registrem uma nova no banco de dados.

Após anunciar o ocorrido, a direção dos Correios informou que o incidente já havia sido reportado à ANPD – a Agência Nacional de Proteção de Dados, conforme solicita a lei 13.709 de 2018,
O problema de vazamento de dados registrado nesta semana é recorrente.
Em 2021, outra falha, ligada ao download do recibo de pagamento de taxas de importação, propiciou o vazamento de nome, CPF e endereço de usuários do serviço.

Correios: Lula é contra a privatização

Em 1º de janeiro, o presidente recém-empossado, Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que revogava os atos
do ex-presidente Jair Bolsonaro, que pretendia privatizar os Correios e mais sete estatais brasileiras.

Vale destacar que os Correios foram submetidos a um pente fino do Congresso em 2005, por conta de diversas irregularidades administrativas. Foi por meio da CPI dos Correios que os parlamenteares chegaram ao escândalo de corrupção conhecido como Mensalão, delatado pelo ex-deputado Roberto Jefferson.

Ainda na nova gestão Lula, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, já expressou o desejo de usar a logística dos Correios, caso a Uber decida encerrar suas atividades no país.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *