Copa do Mundo à vista? O “presidente” Lula já avisou mais de uma vez: para o Brasil crescer é preciso ter “mais obras”.
Talvez por esse motivo o governo federal já deu o aval para o país se candidatar à sede da Copa do Mundo de Futebol feminino em 2027, revivendo, assim, o clima de canteiro de obras que levaram à organizar a Copa de 2014 e as Olimpíadas do Rio, em 2016.
Segundo a Confederação Brasileira de Futebol, a apresentação acontecerá nos próximos dias nas reuniões que antecedem o Congresso da Fifa, que acontecerá este ano em Ruanda, na África. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues deve viajar nesta semana para participar de reuniões sobre o evento.
“O presidente Lula é o maior entusiasta. Ele já perguntou “quando que eu entro, quando eu começo a trabalhar para que isso dê certo?’”, afirmou o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, José Luís Ferrarezi.
Segundo Ferrarezi, dirigentes da CBF irão se reunir com a ministra do Esporte, Ana Moser para apresentar o caderno de encargos. “Nós dialogamos, sim, com a CBF, para que eles pudessem estar agora no Congresso da Fifa e dizerem ‘o Brasil tem interesse’.
Copa do Mundo: muitas obras ainda não foram concluídas
Até o final de 2022, diversas obras de infraestrutura ainda não tinha sido concluídas em estados que sediaram a Copa do Mundo de 2014. Em Porto Alegre, por exemplo, quatro de 18 projetos anunciados para o evento esportivo ainda esperavam conclusão.
Duas dessas obras são viárias: nas avenidas Voluntários da Pátria e Plínio Brasil Milano, na Zona Norte da cidade gaúcha. A ampliação da Avenida Severo Dullius, também na Zona Norte, foi prometida para 2023.