O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) afirmou que a casa irá apresentar uma PEC que não apenas proíbe o consumo de maconha, como criminaliza qualquer tipo de droga. Esta é a primeira vez que o parlamentar enfrenta uma decisão do STF
Perto de determinar a descriminalização da maconha, o STF deve enfrentar um obstáculo de peso nos próximos dias. Após emplacar 5 votos a 1 a favor da liberação da droga (interrompido após pedido de vistas), o Supremo Tribunal Federal deverá encontrar uma barreira dentro do senado.
Nesta quinta-feira, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) afirmou que a casa está prestes a apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que não somente impede o consumo da cannabis, como veta o porte de todas as drogas.
“Há uma sinalização de uma descriminalização do porte para uso de drogas, algo que o Senado Federal, em sua maioria, é contra”, alertou Pacheco.
“O 1º caminho a ser observado é de uma Proposta de Emenda à Constituição que diz que deve ser considerado crime porte ou posse de substância entorpecente ilícita em qualquer circunstância”, explicou o senador.
Pacheco deve se candidata ao governo de MG
Informações de bastidores indicam que a guinada conservadora de Pacheco tenha relação com as eleições de 2026. Com a saída de Romeu Zema (Novo) após seu segundo mandato como governador de Minas Gerais, fontes indicam que o senador do PSD será candidato ao cargo do executivo estadual.