O Consórcio Sul-Sudeste irá debater em sua próxima reunião possíveis saídas para melhorar o sistema de segurança nos estados que compõem as regiões. A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite
O secretário da Segurança Pública do estado de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou nesta sexta-feira (11) durante participação no programa Pânico, da Jovem Pan, que a próxima reunião do Consórcio Sul-Sudeste (Cosud) irá focar no debate sobre alternativas que melhorem a segurança nos estados que compõem as regiões.
“Estarei lá, na próxima reunião, onde irei, humildemente, ministrar uma palestra para os governadores”, adiantou o capitão da Polícia Militar.
“Irei falar como se deve atacar, em especial no Congresso nacional, para que a gente possa começar a reforma do sistema de justiça criminal”, completou.
No entendimento do secretário do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), somente uma mudança radical nas leis fará com que não seja mais vantajoso cometer crimes.
“Se a gente mudar a lei lá, deixará de ser uma vantagem ser criminoso. Então, se ele (o criminoso) cometer um delito e não houver mais progressão de regime, não tiver mais saída temporária ele vai falar: – é melhor arrumar um emprego, porque se eu cometer um delito, eu irei ficar realmente preso”, ponderou.
Reeleito deputado federal (atualmente licenciado) nas últimas eleições pelo Partido Liberal, Guilherme Derite acredita que a política possa ser a saída para que ocorra mudanças no sistema. Ele destacou a atuação do governador de São Paulo, principalmente na na recente Operação Escudo, direcionada para o combate ao tráfico no litoral do estado.
Consórcio Sul-Sudeste deve seguir ações do governador Tarcísio de Freitas
“Essa parte política também estou fomentando. Ainda bem que temos um governador como o Tarcísio – graças a Deus. Ele é um cara espetacular. Ele colocou a segurança pública em prioridade, em especial o (combate ao) crime organizado”, concluiu.