Audiência que investiga violação dos direitos humanos está marcada para as 10h da manhã no Congresso dos EUA
Nesta terça-feira (7), a partir das 10h (Horário dos EUA), a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos irá realizar a audiência pública “Brasil uma crise da democracia, da liberdade e do império das leis?”. A iniciativa promovida pelos parlamentares norte-americanos tem como objetivo central abordar supostas violações de direitos humanos cometidas por agentes públicos brasileiros.
Os temas que serão debatidos no subcomitê de direitos humanos globais incluem perseguição política, violação de liberdade de expressão e ameaças contra os jornalistas que denunciam os respectivos ataques. O jornalista Paulo Figueiredo será o primeiro brasileiro a depor em toda a história do legislativo norte-americano.
Ainda estão confirmadas as presenças dos deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), Filipe Barros (PL-PR), Mario Frias (PL-RJ), além do senador Eduardo Girão (Novo-CE).
Audiência no Congresso dos EUA aconteceria em março
Como o Paradoxo BR mostrou, o evento desta terça-feira deveria ocorrer em 12 de Março, na Comissão de Direitos Humanos, comandada por Chris Smith (Partido Republicano). Contudo, a audiência acabou cancelada, após intervenção do partido democrata, a pedido de agentes do governo Lula.