- Os combustíveis vão ficar mais caros a partir desta quarta-feira (1/3). O martelo foi batido pelo presidente Lula (PT), após se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), em Brasília. Rui Costa (Casa Civil) e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
A intenção do governo federal é de arrecadar quase R$ 29 bi com o retorno dos impostos PIS/Cofins e Cide sobre o litro da gasolina e do etanol. Já em relação ao diesel e gás de cozinha, os impostos federais ficarão zerados até 31 de dezembro.
A reoneração dos combustíveis faz parte de um pacote fiscal anunciado por Fernando Haddad ainda em janeiro. O governo Lula ainda não definiu qual será o percentual do reajuste.
Combustíveis em alta: Gleisi Hoffmann criticou medida do governo Lula
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, chegou a criticar duramente na semana passada a retomada de impostos federais sobre a gasolina e o etanol antes de uma eventual alteração na política de preços da Petrobras.
“Antes de falar em retomar tributos sobre combustíveis, é preciso definir uma nova política de preços para a Petrobras. Isso será possível a partir de abril, quando o Conselho de Administração for renovado, com pessoas comprometidas com a reconstrução do Brasil”, reclamou