General Tomás Paiva vai à China em junho falar de “ataques cibernéticos” e outros temas miliares
Em junho de 2023, integrantes do exército da China estiveram no Brasil para realizar operações de colaboração com militares de nossas Forças Armadas. O evento, conforme a assessoria oficial, teria sido organizado pela Universidade de Defesa Nacional da China.
Quase um ano mais tarde, o Brasil está prestes a tomar o caminho oposto. Segundo informações vazadas pela CNN, o comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Ribeiro Paiva, deve seguir para Beijing nos próximos dias para “estreitar relações” com o governo de Xi Jinping.
Segundo a emissora, a missão ocorrerá em junho e deve ter como tema central um “intercâmbio de informações na área cibernética”. Por coincidência, a informação foi divulgada dias antes do mega ataque cibernético contra a live de Bolsonaro e Elon Musk no X.
China investiu pesado na área cibernética, aponta agência
Conforme noticiou a agência Nikkei, o Exército chinês passou recentemente pela maior reforma em sua infraestrutura dos últimos 10 anos. O ministro da Defesa da China, Wu Qian, justificou o aumento de investimentos para reforçar a proteção de suas fronteiras por meio do sistema de defesa cibernético.
“As reformas irão ajudar a melhorar nossas habilidades defensivas no espaço”, anunciou o ministro chinês.