Projeto do deputado Luciano Zucco será apresentado nesta quarta-feira (6), em Brasília, com participações esperadas de Bolsonaro e Tarcísio
Nesta quarta-feira (6), a Câmara dos Deputados promete apresentar uma nova “força-tarefa” em defesa da educação: a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Escolas Cívico-Militares. O evento está agendado para as 16h, no auditório Nereu Ramos, e deve contar com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Proposto pelo deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Luciano Zucco (prestes a trocar o Republicanos pelo Partido Liberal), o colegiado foi idealizado, segundo o parlamentar, “com a missão de apoiar, fortalecer e incentivar esse modelo de ensino em nível municipal, estadual e federal”.
“Apesar de o governo federal ter esvaziado as ECMs e optado por extinguir o programa, sabemos que muitos prefeitos e governadores querem expandir essa modalidade de educação”, afirmou Zucco.
Inauguradas na era Bolsonaro, escolas Cívico-Militares registraram queda na evasão de alunos
Segundo relatório do Ministério da Educação publicado em 2022, as escolas que adotaram o modelo cívico-militar alcançaram desempenhos significativos e superiores às instituições que não se adaptaram. Entre eles, queda de 82% em incidentes de violência física, queda de 75% da violência verbal, diminuição de 82% da violência patrimonial, redução de 80% da evasão e abandono escolar, além de 85% de alta no nível de satisfação global com o ambiente escolar.
“Além disso, tivemos a elevação do Ideb nessas escolas e a aprovação de alunos em universidades públicas pela primeira vez na história dessas unidades”, aponta Zucco.