Ministério da Saúde destaca piora dos casos de dengue em 8 estados, além do Distrito Federal
Dados fornecidos pelo Ministério da Saúde apontam que 2024 começou com crescimento recorde dos casos de dengue em algumas regiões do país. Ao todo, 8 estados, além do Distrito Federal, registraram piora na doença entre 1 e 15 de janeiro. São eles: Acre, Amazonas, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Roraima.
A pior situação, de acordo com a pasta, é na Região Sul. Ao todo, foram registrados 10.961 casos nas duas primeiras semanas do ano, alta de 958% sobre o mesmo período de 2023.
No Sudeste, o quadro mais grave é concentrado em dois estados: no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, com salto de 27.076 para 55.584 na comparação anual. Os números foram extraídos do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).
Dengue já ameaçava brasileiros no inverno de 2023
Como o Paradoxo BR mostrou, em julho de 2023, o governo Lula chegou a admitir – e depois negar – que não compraria vacinas contra a dengue do Japão, em benefício à produção de um imunizante nacional que ficaria pronto somente em 2025.
Na ocasião, a medida gerou protestos do senador Eduardo Girão (Novo-CE), que lamentou o crescimento das ocorrências no país.