Search
Close this search box.

ChatGPT foi programado para blindar políticos de esquerda, aponta jornal

O ChatGPT – sistema de inteligência artificial que já ameaça sucatear sites de busca como o Google – teria sido programado com respostas tendenciosas para favorecer políticos e ideologias de esquerda.
O alerta foi feito pelo jornalista Alex Mitchell, no jornal New York Post, em matéria publicada em fevereiro (15).

No texto, o NYPost aponta para o fato de que as informações carregadas de mensagens ideológicas têm se espalhado em uma velocidade incontrolável, a ponto de travar o aplicativo diariamente.

A comprovação de que o ChatGPT teria sido programado deliberadamente para censurar conteúdos conservadores e beneficiar políticos do atual governo dos EUA foi revelada pela matéria, quando o jornalista do The Post solicitou ao chat que fosse escrita, no estilo da publicação, uma história sobre Hunter Biden, o filho do presidente Joe Biden, cujo passado de ligações duvidosas com a Ucrânia foi revelado pelo próprio jornal durante as eleições presidenciais de 2020.

Em resposta, a inteligência artificial do ChatGPT chegou a admitir,,após novo questionamento,, que “é possível que alguns dos textos nos quais fui treinado possam ter um viés de esquerda”.

ChatGPT é “deliberadamente tendencioso”, aponta especialista

Questionado sobre o comportamento virtual tendencioso do aplicativo, Pengcheng Shi, reitor associado do departamento de computação e ciências da informação do Rochester Institute of Technology, afirmou que a resposta oferecida pelo ChatGPT se tratava somente de retórica.

“É uma desculpa… não explica [completamente] por que não permitiu que o ‘estilo New York Post’ fosse escrito. Essa é uma decisão totalmente humana codificada no ChatGPT”, disse ele ao The Post. “A IA precisa ser neutra em relação à política, raça e gênero… Não é função da IA, do Google ou do Twitter decidir essas coisas por nós”, acrescentou.

O ChatGPT é um tipo de chatbot de inteligência artificial desenvolvido pela companhia OpenAI, lançado em novembro de 2022. Ele foi desenvolvido com base na família GPT-3 de grandes modelos de linguagem da OpenAI

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *