Caso Janones. A tumultuada sessão da CCJ de terça-feira (28) entrou para a história da Câmara por motivos diferentes de sua proposta original. Em vez de obter respostas concretas do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA), o evento acabou sendo diluído por ataques homofóbicos contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
Embora o próprio Nikolas tenha admitido que o presidente da Comissão e Constituição e Justiça não tenha expressado a frase preconceituosa “vai chupetinha”, como é mostrado claramente no vídeo, a situação não provou ser menos constrangedora.
Mesmo assumindo toda a culpa do ataque contra Nikolas, o deputado federal André Janones (Avante-MG) tenta colocar panos quentes, dizendo que a frase não teve cunho preconceituoso.
Caso Janones: comentarista aponta série de ataques contra Nikolas
A comentarista política e especialista em direito, Steh Papaino, pontuou em uma longa thread no Twitter, que a desculpa usada por Janones, segundo ela, não se sustenta. “Eu nunca compartilhei conteúdo sexual, seja ele verídico ou fake”, declarou Janones em tuíte postado nesta quarta-feira.
Olá Janones, td bem? Senta aqui… vamos conservar de adulto pra adulto.
Vc chama o Nikolas de chupetinha com intuito de ridiculizar apontando a condução sexual sim e EU POSSO PROVAR…
👇 https://t.co/6B3Oa6LrHp— Steh Papaiano (@Steh_Papaiano) March 29, 2023
A seguir, Papaiano apresenta um outro post datado de 11 de outubro de 2022, que teria sido retuitado por Andre Janones.
A matéria do Correio Braziliense diz: “Nicolas Ferreira nega vídeo íntimo. Estou sendo atacado por mentiras”.
A reportagem se refere a um link para imagens pornográficas, onde um homem com a aparência de Nikolas tinha relações homossexuais com outro ator.
Quase de forma simultânea, Patricia Lelis – ativista envolvida em diversos escândalos – comentou o post, acusando, por tabela o pastor André Valadão – um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Pelo que estou entendendo, tem muita gente com várias histórias do Nikolas Chupetinha”, comentou Lelis.
Em seguida, a bola foi passada para André Janones, que acusou Nikolas Ferreira de “pedofilia, assédio moral e sexual”.
“Eu vou arrancar a máscara do safado”, prometeu Janones.
Imediatamente após a publicação do vídeo e comentários, vc acusou o Nikolas de coisas horríveis, das quais até hj vc não provou e não adianta tentar dar uma de "advogado loucão" pra cima de mim dizendo que vc não citou nome de ng…
👇 pic.twitter.com/La5qsA6LS2— Steh Papaiano (@Steh_Papaiano) March 29, 2023
No mesmo 11 de outubro, André Janones tuitou o conteúdo descrito acima:
Não tente dizer que o post que vc acusa o Nikolas de coisas horríveis é fake pq eu mesma printei na época viu… REPITO: até hj vc não provou nenhuma dessas alegações
👇 pic.twitter.com/FH6EU9vpDC— Steh Papaiano (@Steh_Papaiano) March 29, 2023
Já em 19 de outubro, outra mensagem no Twitter dava sequência aos ataques de cunho homofóbico.
“Bolsonaro neste momento ao ser questionado sobre relatório das Forças Armadas sobre urnas questiona repórter: ‘Está botando na minha boca?'”, escreveu Janones.
“Na dele eu não sei, já na do mascote da milícia 😂😂😂”…, completou.
Bolsonaro neste momento ao ser questionado sobre relatório das Forças Armadas sobre urnas questiona repórter: 'Está botando na minha boca?'
Na dele eu não sei, já na do mascote da milícia 😂😂😂
— André Janones (@AndreJanonesAdv) October 19, 2022
Por fim, a disseminação da notícia falsa chegou ao alcance do ator que participou do filme erótico. Em postagem pelo Twitter, Joey Mills esclarece:
“Este vídeo é meu, e não de Nikolas Chupetinha…Foi tirada em um prédio de St. Louis”, confirmou o ator.
Inclusive… https://t.co/SCW7pHVo8s
👇 pic.twitter.com/NMjRtFBPib— Steh Papaiano (@Steh_Papaiano) March 29, 2023