A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados quer ouvir o ministro Alexandre Silveira sobre os motivos que levaram 25 estados a ficar sem energia elétrica durante quase toda a terça-feira
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados aprovou o convite para o ministro das Minas e Energia Alexandre Silveira (PSD) explicar as falhas que levaram ao apagão ao menos 25 estados e o Distrito Federal na terça-feira (15). A data para o depoimento será definida pelo ministro do governo Lula, em virtude de não ser uma convocação obrigatória.
No documento apresentado pela comissão, a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) aponta a necessidade de esclarecimentos sobre o problema detectado na rede de operação SIN (Sistema Interligado Nacional) que deixou os estados sem energia durante quase 24 horas.
“As regiões mais afetadas foram Norte e Nordeste, mas as regiões Sul e Sudeste também foram afetadas”, destaca o requerimento assinado por Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), Rubens Pereira Junior (PT-MA) e Carlos Jordy (PL-RJ).
Ministro antecipa ida à Câmara e afirma que pane ocorreu no Ceará
Nesta quarta-feira (16), o ministro Alexandre Silveira declarou que o problema que causou o blackout em quase todo o território nacional teria ocorrido em uma subsidiária da Eletrobras – empresa que tem sido atacada pelo governo Lula em virtude da privatização consolidada em 2022 pelo governo Bolsonaro.
Segundo Silveira, a pane na linha de transmissão teria sido admitida à Operadora Nacional do Sistema (ONS) pela Companhia Hidroelétrica São Francisco (Chesf), localizada no município cearense de Quixadá.