Search
Close this search box.

Câmara irá ouvir ministro de Lula sobre apagão em 25 estados

Câmara

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle  da Câmara dos Deputados quer ouvir o ministro Alexandre Silveira sobre os motivos que levaram 25 estados a ficar sem energia elétrica durante quase toda a terça-feira

 

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados aprovou o convite para o ministro das Minas e Energia Alexandre Silveira (PSD) explicar as falhas que levaram ao apagão ao menos 25 estados e o Distrito Federal na terça-feira (15). A data para o depoimento será definida pelo ministro do governo Lula, em virtude de não ser uma convocação obrigatória.

No documento apresentado pela comissão, a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) aponta a necessidade de esclarecimentos sobre o problema detectado na rede de operação SIN (Sistema Interligado Nacional) que deixou os estados sem energia durante quase 24 horas.

“As regiões mais afetadas foram Norte e Nordeste, mas as regiões Sul e Sudeste também foram afetadas”, destaca o requerimento assinado por Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), Rubens Pereira Junior (PT-MA) e Carlos Jordy (PL-RJ).

Ministro antecipa ida à Câmara e afirma que pane ocorreu no Ceará

Nesta quarta-feira (16), o ministro Alexandre Silveira declarou que o problema que causou o blackout em quase todo o território nacional teria ocorrido em uma subsidiária da Eletrobras – empresa que tem sido atacada pelo governo Lula em virtude da privatização consolidada em 2022 pelo governo Bolsonaro.

Segundo Silveira, a pane na linha de transmissão teria sido admitida à Operadora Nacional do Sistema (ONS) pela Companhia Hidroelétrica São Francisco (Chesf), localizada no município cearense de Quixadá.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *