Search
Close this search box.

Brasil é avaliado como um dos piores do mundo em leitura e alfabetização

Brasil fica atrás de países com menos recursos, como o Azerbaijão, em levantamento feito sobre literatura e alfabetização. A inscrição no Pirls 2021 aconteceu no governo Bolsonaro para investigar a condição dos estudantes do 4ª ano fundamental

 

O Brasil está entre os piores países do mundo, quando o tema é qualidade de leitura e alfabetização. O resultado foi divulgado pelo Pirls 2021 (Progress in International Reading Literacy Study) – em tradução livre: Estudo Internacional do Progresso em Literatura e Alfabetização. Esta foi a quinta edição do estudo e a primeira delas com participação brasileira. A iniciativa de incluir o Brasil no levantamento foi do governo Bolsonaro, por meio do Ministério da Educação (MEC).

O Pirls 2021 envolveu 65 países e o Brasil ficou classificado em 61º lugar.. Os alunos brasileiros obtiveram 419 pontos em média, superando somente Jordânia, Egito, Marrocos e África do Sul – este último, o único membro do Brics, além do Brasil. Não houve nenhum outro latino-americano inscrito. No topo da tabela do Pirls 2021 aparecem Singapura (587), Irlanda (577) e Hong Kong (573). O levantamento foi feito com 4.941 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Brasil no Pirls 2021 – como funciona o levantamento

O PIRLS 2021 foi o quinto ciclo do Progress in International Reading Literacy Study com o objetivo de fornecer dados de alta qualidade para monitorar o progresso no desempenho de leitura dos alunos do quarto ano do ensino fundamental.

A avaliação de leitura do PIRLS é baseada em “uma estrutura abrangente que se concentra em dois propósitos: experiência literária e aquisição de informações”. Os resultados do PIRLS 2021 apresentam as habilidades e estratégias de leitura dos alunos por meio de referências internacionais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *