Jair Bolsonaro (PL-RJ) chegou uma hora mais cedo do que o previsto no Aeroporto Internacional de Brasília., após passar três meses em Orlando, nos Estados Unidos. A aeronave das linhas aéreas Gol pousou por volta das 6h40 na capital federal, onde cerca de 300 pessoas o aguardavam na ala de desembarque idos voos que chegam do exterior.
Entretanto, a Polícia Federal montou uma estrutura de segurança para que Bolsonaro não tivesse contato com o público. Em vez da ala internacional, o ex-chefe do executivo entrou no aeroporto em um setor destinado à aviação executiva, ao lado do posto da PF.
Bolsonaro ficou longe da imprensa e apoiadores
Fora do aeroporto, as vias que cercam a Praça dos Três Poderes também foram isoladas pela Polícia Militar do DF. Com a segurança reforçada, tanto apoiadores como jornalistas foram mantidos distante do alcance de Bolsonaro. Um desfile em veículo aberto pelas ruas da capital, planejado originalmente pelo PL, também foi vetado pelas autoridades do Distrito Federal.
O primeiro compromisso do ex-presidente após a chegada ao Brasil será na sede do Partido Liberal, localizada no Complexo Brasil 21 na região central de Brasília. Já na semana que vem, Jair Bolsonaro assumirá formalmente a função de Presidente de Honra do Partido Liberal e deverá despachar normalmente em seu escritório.
Outro compromisso já agendado é o depoimento na sede da Polícia Federal, em Brasília. Bolsonaro foi intimado pela PF comandada por Flávio Dino para falar sobre os presentes recebidos durante a presidência, entre 2019 e 2022.
Em dezembro do ano passado, o então indicado a ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA), anunciou que o chefe da Polícia Federal seria o delegado da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues, que atuava como segurança de Lula durante a campanha presidencial.