Search
Close this search box.

Benefício de Prestação Continuada: empréstimos são cancelados pelo governo Lula

Fim de mais um benefício. A partir de agora não será mais possível obter qualquer empréstimo consignado vinculado ao Benefício de Prestação Continuada do INSS – o Instituto Nacional de Seguridade Social. O recurso era destinado para pessoas com mais de 65 anos ou com deficiência.

O motivo da descontinuidade foi a MP (Medida Provisória) assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a recriação do Bolsa Família, em substituição ao Auxílio Brasil, do governo Bolsonaro. Na portaria publicada esta semana, o INSS indica que os cidadãos estão “impedidos de executar novas averbações ou comandos que contemplem as operacionalizações de empréstimos”.

De acordo com o INSS, os empréstimos feitos até a última quinta-feira (2) véspera continuam normalmente em vigor. De acordo com o órgão, os beneficiários serão cobrado com o desconto do valor da parcela diretamente do montante a ser recebido.

Benefício garantia empréstimos de até 40% dos rendimentos

O BPC era um programa assistencial do governo federal que concede um salário mínimo mensal para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade. Para receber, é necessário ter renda familiar de até 1/4 do salário mínimo (R$ 325,50) por pessoa.

Durante a gestão de Bolsonaro, os cidadãos foram autorizados a comprometer até 40% do valor do benefício com crédito consignado. Até o momento, 72 instituições financeiras ofereciam a modalidade.

Confira trecho da portaria publicada dia 6 de março pelo Governo Federal:

“A Coordenação-Geral de Pagamentos de Benefícios (CGPAG), em conjunto com a Dataprev, deverá tomar as medidas necessárias às adequações de legislação e sistemas. As instituições financeiras ficam impedidas de executar novas averbações ou comandos que contemplem as operacionalizações descritas na portaria”.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *