Roberto Campos Neto anunciou em evento sobre Inteligência Artificial que o BC trabalha na otimização de todas as operações financeiras em apenas um aplicativo de celular
Enquanto ainda usufrui de autonomia, o Banco Central trabalha para controlar a inflação e otimizar as operações financeiras. O mais recente projeto anunciado pelo presidente da instituição, Roberto Campos Neto, é o desenvolvimento de um “super aplicativo” de smartphone para concentrar todas as operações financeiras.
A informação foi divulgada pelo próprio Campos Neto em participação no Fórum Brasileiro de Inteligência Artificial, promovido pela Fundação Milton Campos, em São Paulo.
“(com o app) Os bancos vão competir entre si em tempo real pelas operações”, anunciou o presidente do BC.
“Se você tiver um sistema digital de pagamentos onde você consiga digitalizar o pagamento de ponta a ponta e for eficiente, você vai ter isso sem abrir mão da sua política monetária, sem abrir mão das questões soberanas”, completou Campos Neto.
“Não é razoável imaginar que daqui há 3, 4 ou 5 anos as pessoas ainda vão ter que abrir individualmente os aplicativos dos bancos que têm conta. Isso não vai acontecer, vai ser tudo integrado. Vamos bancarizar o sistema financeiro”, acrescentou.
BC celebra sucesso total do Pix
Além de falar sobre a integração do sistema, Roberto Campos Neto também abordou os benefícios e planos futuros para o Pix, implantado durante o governo Bolsonaro. O dirigente destacou que o sistema de transferências sem custo levou o governo federal a economizar bilhões de reais com o pagamento de taxas bancárias.
“Não queremos que ninguém perca dinheiro, não é sobre quem está ganhando e quem está perdendo. Queremos que os bancos sejam uma fatia menor de um bolo que será muito maior”, explicou Campos Neto.