Os bastidores da política em Brasília voltaram ser o centro de polêmicas entre parlamentares. O deputado federal Marcio Jerry (PC do B-MA) foi flagrado por câmeras encostando seu rosto no pescoço da deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) nos corredores da Câmara. O ato teria ocorrido na terça-feira (11) durante reunião da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Márcio Jerry nega ter cometido assédio.
Pelo Twitter, o deputado federal André Fernandes (PL-CE) noticiou o caso, e pediu punição imediata ao político maranhense.
“Márcio Jerry, aliado (do ministro) Flávio Dino, chegou POR TRÁS da deputada Julia Zanatta e deu um cheiro no pescoço dela. As câmeras capturaram tudo. O assediador tem que ser responsabilizado urgente!”, clamou o parlamentar.
A vítima do assédio, a deputada Julia Zanatta, também foi às redes sociais para lamentar e condenar a ação do deputado comunista.
“Nunca dei liberdade para esse deputado e nem sabia qual era o nome dele, mas ele se sentiu LIVRE para chegar por trás de mim”, afirmou Zanatta. “A sorte que alguém pegou a cena ABSURDA! Se fosse uma deputada de esquerda e um deputado de direita: já sabem né?”, comentou Zanatta, detalhando os bastidores do assédio.
O deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) afirmou que entrará com representação na Comissão de Ética contra o deputado do PCdoB.
Nunca dei liberdade para esse deputado e nem sabia qual era o nome dele, mas ele se sentiu LIVRE para chegar por trás de mim.
A sorte que alguém pegou a cena ABSURDA!
Deputado do Partido Comunista do Brasil do estado do Maranhão, Marcio Jerry.
Se fosse uma deputada de… pic.twitter.com/jyD16hSwM1
— Júlia Zanatta (@apropriajulia) April 12, 2023
Segundo o artigo 215-A do Código Processual Penal brasileiro, a ação do deputado do PCdoB é considerada crime.
“Praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro: Pena – reclusão, de 1 a 5 anos, se o ato não constitui crime mais grave”, aponta a legislação.
O deputado Márcio Jerry postou um vídeo da mesma cena em sua conta do Twitter para se defender da acusação, a qual chamou de “Fake News”.
A cena real que a deputada bolsonarista @apropriajulia deturpou, distorceu. Fake news absurda. Apelei a ela para respeitar a deputada @lidicedamata . pic.twitter.com/RBphMkwajm
— Márcio Jerry (@marciojerry) April 12, 2023