Search
Close this search box.

Banco Central reativa “Sistema de Valores a Receber” com mudanças no serviço

Agência

O Banco Central reativou nesta semana o Sistema de Valores a Receber, serviço capaz de indicar se correntistas “esqueceram” valores depositados em instituições financeiras do país. O reembolso do dinheiro parado poderá ser feito a partir de 7 de março. Segundo o BC, existem hoje mais de R$ 6 bilhões em valores a receber em contas de pessoas físicas e jurídicas, totalizando 40 milhões de correntistas.

Esse tipo de consulta, vale destacar, estava parado desde abril de 2022, e agora os valores também poderão ser sacados por representantes legais e herdeiros de brasileiros que já faleceram.

Banco Central instalou o sistema em fevereiro do ano passado

O Banco Central ativou o Sistema de Valores a Receber em fevereiro do ano passado, com saques programados a partir da data de aniversário dos clientes. Além de a possibilidade de saques feitos por terceiros, o SVR também contará com mudanças operacionais.

As pesquisas via SVR não serão mais feitas de acordo com nascimento ou data de criação do CNPJ (no caso de pessoas jurídicas). De acordo com o BC, foi criada uma sala de espera virtual, que habilita a todos os usuários fazerem consultas no mesmo dia. O sistema habilitou para consulta contas de pré ou pós pagamento que foram encerradas, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas e outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.

BC faz alerta importante para usuários

Confira as  recomendações do Banco Central, antes de acessar o Sistema de Valores a Receber:

● O único site onde você pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas é o https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber

● Todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos. NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.

● O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.

● Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e ela NUNCA vai pedir sua senha.

● NÃO clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.

Para consultar o serviço, acesse o site do Sistemas de Valores a Receber do Banco Central

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *