Com alta da inflação e escassez no mercado interno, Rússia decide cortar totalmente as exportações do diesel. A medida afeta diretamente o Brasil, que terá de negociar com mais fornecedores – além de aumentar os preços – para evitar a falta do combustível nos postos
O preço do diesel nas bombas de combustível deve aumentar de forma significativa nos próximos dias. O motivo foi o cancelamento dos embarques para o Brasil, confirmado pelo Ministério de Energia da Rússia.
A justificativa apresentada pelo governo de Vladimir Putin foi o controle da inflação, que tem sido afetada de forma drástica pela escassez do diesel no mercado interno nos últimos meses.
A decisão de suspender de forma temporária as vendas para o mercado externo – com destaque para a Petrobras – acontece após o Ministério da Energia ter reduzido os valores do diesel, justamente para atrair mais compradores e combater as sanções impostas por EUA e Europa em razão da guerra com a Ucrânia.
Rússia forneceu em agosto 40% do diesel consumido no Brasil
Entre janeiro e agosto deste ano, cerca de 40% do diesel adquirido pela Petrobras foi oriundo da Rússia, superando a participação dos Estados Unidos em nosso mercado.
Com o cancelamento, os preços do diesel devem ser reajustados para evitar o desabastecimento no mercado brasileiro. Além do aumento, a Petrobras terá de correr atrás de novos contratos antes que o combustível começa a faltar nos postos.