Deputado estadual Lucas Bove anuncia a aprovação do projeto de lei que cria a sede da Consórcio Sul-Sudeste em São Paulo. Projeto visa dar mais condições de empreendedorismo às regiões Sudeste e Sul
O deputado estadual Lucas Bove (PL) acaba de confirmar nesta terça-feira (19) a aprovação do projeto de lei que institui o COSUD (Consórcio dos estados do Sul e Sudeste). O bloco – previamente anunciado pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) – foi idealizado para colocar em pé de igualdade o desenvolvimento das regiões do país.
O projeto chegou a ser criticado com veemência por integrantes do governo Lula, em especial pelo ministro Flávio Dino (PSB-MA), que acusou Zema de tentar provocar o desmembramento das unidades da federação. Contudo, Dino foi integrante do Consórcio Nordeste, idealizado em 2019 para combater o governo de Jair Bolsonaro (PL).
“Acabamos de aprovar na Alesp um projeto super importante: o COSUD, Consórcio dos estados do Sul e Sudeste, que visa criar condições mais propícias para o empreendedorismo, geração de emprego e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida da posição”, anunciou o parlamentar no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Flávio Dino atacou consórcio e chamou Zema de “traidor da pátria”
Como o Paradoxo BR mostrou, logo após o governador Romeu Zema destacar o COSUD, o governo Lula reagiu imediatamente ao projeto destinado a unir forças das regiões Sul e Sudeste. “É absurdo que a extrema-direita esteja fomentando divisões regionais”, declarou Dino.
“Precisamos do Brasil unido e forte. Está na Constituição, no art 19, que é proibido “criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si”. Traidor da Constituição é traidor da Pátria, disse Ulysses Guimarães”“, escreveu Dino, ignorando ter sido integrante de um grupo similar.